Rss Feed

  1. A psicóloga infantil Suzy Camacho, terapeuta familiar e autora do livro “Guia Prático dos Pais” (Editora Paulinas), diz que este tema só começa a afligir o pequeno a partir dos dez anos.Mas se o seu pequeno já começa a falar sobre isso...




    A violência está nas ruas, nas escolas, nos parques, na Tv....




    O que dizer aos pequenos para explicar esta realidade? Será que é melhor não falar nada? Calma!




    “A criança precisa mais de conforto dentro de casa do que de explicações sobre comportamentos que ela não compreende”, garante a psicóloga Anette Lewin. “A dica é não introduzir o assunto gratuitamente.Só responda o que ela perguntar.”




        Não se pode fugir da conversa quando o pequeno quiser saber sobre violência, assuntos que não saem da tv e os papos dos adultos. Segundo Suzy, o medo de atos violentos depende muito do tipo de reação que os pais demonstram. “Os adultos devem se controlar; a criança precisa acreditar que eles podem protegê-la. Se entram em pânico, ela se sentirá desprotegida”.

    E nada de deixar seu pequeno na frente da TV assistindo Datena, que mostram detalhes... “Explique que esse tipo de coisa acontece, infelizmente, e que os bandidos serão punidos. Mesmo que você não acredite nisso, é fundamental para o pequeno saber que o bem vence o mal. É nossa responsabilidade é protege-los!!!

                Também é importante falar sobre o desconforto e a humilhação de ser preso, ficar sem liberdade, longe da família e de perder o respeito das pessoas. “Mostre como a verdade vem à tona, lembrando, por exemplo, que a mamãe sempre acaba descobrindo as mentiras que ele conta”, ensina Suzy.   




  2. 0 comentários:

    Postar um comentário